Um aviso aos desavisados:

Esse blog é descompromissado, pode ser que não tenha postagens sempre, mas se tiver algo é sempre no DOMINGO.

E Capcom não me processa por usar tanto Mega Man.

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domingo, 23 de junho de 2013

Super Mario Land - Game Boy - Review

Cartucho SML GB.

     Hoje falaremos da terceira maior venda dos jogos da "Série Mario", Super Mario Land!



Definição

     Super Mario Land é um jogo eletrônico 2D no estilo de plataforma, desenvolvido e publicado pela Nintendo para o console portátil Game Boy. Foi lançado no Japão em abril de 1989, na América do Norte no mês de julho de 1989 e na Europa em setembro de 1990. Ele foi o primeiro jogo da “série Mario” nos portáteis e um dos títulos de lançamento do Game Boy. Também foi um dos primeiros títulos relançados no Virtual Console para o Nintendo 3DS.
     O jogo é baseado nos primeiros jogos da série, entretanto, não é uma sequência direta ou legítima de Super Mario Bros., mas sim Super Mario Land segue o titular Mario no seu desafio de resgatar a Princesa, mas dessa vez a senhorita Daisy (que bigodudo safado! Ela foi o primeiro problema de Mario antes da Peach, a ex). Também diferentemente, seu inimigo principal não é Bowser, mas sim um E.T. chamado Tatanga.

Bicho feio!

     Mario tem acesso a diversos power ups que o auxiliam em sua aventura, incluindo o Super Mushroom (Super Cogumelo), a Fire Flower (Flor de fogo) e o Starman (homem estrela, é a estrela de imortalidade), cada um dando-o habilidades óbvias. Enquanto viaja por quatro diferentes mundos com um total de 12 níveis, Mario deve passar por diferentes cenários, sendo na terra, no mar e no ar para que finalmente consiga resgatar a Princesa Daisy.


     As críticas foram, em geral, favoráveis ao título. Os elogios foram focados pela similaridade com o jogo com Super Mario Bros. devido sua jogabilidade. Graças ao jogo, as vendas iniciais do Game Boy foram impulsionadas e já foram vendidas mais de 18 milhões de cópias no total. O que o tornou o terceiro jogo da série Mario mais vendido de todos os tempos, sendo passado somente pelo Super Mario Bros. (NES)com 40 milhões de cópias vendidas e Super Mario World (SNES), com 20 milhões de unidades.
     A sua sequência, Super Mario Land 2: 6 Golden Coins, foi lançada em 2 de novembro de 1992 e uma outra continuação, Wario Land: Super Mario Land 3, foi lançada em 1994.

A jogabilidade

     Sendo o primeiro jogo da série Mario para os consoles portáteis, a jogabilidade de Super Mario Land é similar à de Super Mario Bros. apenas um pouco menos precisa, pois o jogo tem uma resolução menor do que o antecedente do NES e suas continuações.

     Apesar de Super Mario Land ter aspectos similares na jogabilidade com os jogos anteriores da série, o título apresenta algumas diferenças.

A história no jogo

     Bem, como em SuperMario Bros. e qualquer jogo dessa série, Super Mario Land tem seu enredo.

     A história do jogo se passa no mundo de Sarasaland onde existem 4 reinos conhecidos como: Birabuto, Muda, Easton e Chai. Um dia os céus de Sarasaland foram subitamente cobertos por uma nuvem negra com uma rachadura que de dentro surgiu um monstro espacial desconhecido (um ET feio e esquisito) chamado Tatanga que queria conquistar Sarasaland. Tatanga hipnotizou os habitantes de todos os reinos para que ele pudesse ter controle total sobre eles da maneira que ele quisesse e desta forma ele assumiu Sarasaland, com o objetivo de se casar com a Princesa Daisy e se tornar o rei do lugar.


     Sabendo disso (eles deviam ter internet, só pode), você já até imagina não é; Mario decide salvar a princesa e percebendo que ela estava mantida em cativeiro no reino de Chai, decidiu ir até lá. A fim de salvar a Princesa Daisy e restaurar a paz em Sarasaland, Mario fez seu caminho através de todos os 4 reinos derrotando os inimigos que se escondiam lá. A viagem foi difícil, pois foi a 1ª vez que Mario viu as criaturas de Sarasaland, porém ele finalmente conseguiu derrotar os 4 tenentes de Tatanga (King Totomesu, Dragonzamasu, Hiyohoi e Bionkinton) mas depois de derrotar Bionkinton, Mario teve que lutar contra Tatanga em sua nave fortemente armada, o Pagosu (é sério, cada nome estranho). Após uma dura batalha, Mario derrota Tatanga e resgata a Princesa Daisy e depois de levá-la para casa, Mario se afasta de Sarasaland e volta para sua terra. Porém, quando ele chegou lá, ele percebeu que o Sequestro da Princesa Daisy foi apenas uma distração para que Wario aproveitasse a ausência de Mario e roubasse seu castelo (sério, essa parte é mal contada, Wario que trouxe o ET?).


5555555 (só os sábios entendem esses números)

     É claro que apenas sendo um viciadão ótimo jogador como o do vídeo abaixo que você vai conseguir completar a história, pois o game tem um moderado nível de complexidade.

     Aproveite o vídeo e conheça a jogabilidade e os mundos de SML:



Conspirações em torno de Super Mario Land

Sarasaland:


Observe a imagem e o texto abaixo.

     Ruínas macróbias e águas tempestuosas ilustram a jornada portátil de um Mario em preto, branco e tons de cinza pelas nada paradisíacas terras de Sarasaland em Super Mario Land. Qualquer um que tomar o jogo em mãos terá certeza de que, apesar de ainda ambientado no Universo do Cogumelo, é baseado em localizações do Mundo Real. O que poucos sabem é que a maioria destas localizações têm planos de fundo conspiratórios, com influência de eventos extraterrestres. Birabuto remete à tese proposta por Eric Von Daniken de que a Grande Pirâmide teria propriedades numéricas avançadas demais para a civilização terrestre. Muda, inspirado no mistério do Triângulo das Bermudas, reflete as explicações sobrenaturais dos desaparecimentos de navios e aviões atribuídos a O.V.N.I.s — um conceito usado em Contatos Imediatos de Terceiro Grau, de Steven Spielberg. A conexão das Ilhas de Páscoa com alienígenas sustentada por algumas teorias deu origem a Easton Kingdom. Quanto à China, que inspirou a criação do reino de Chai, era conhecida antigamente como o reino celestial localizado entre o céu e a terra. Só faltava um reino baseado em Varginha, Minas Gerais! (Reino do Cogumelo, clique e acesse)



Avaliação geral:

    Prós: boa jobabilidade se considerado o fato da portabilidade; desafiador.

    Contras: Jogo curto (ou não); para mim foge um pouco do estilo Mario, não foi citado mas não foi Miyamoto o criador do game, talvez seja isso.


Fontes: Polystation 8 Bits, Wikipédia, Reino do Cogumelo e o dono do vídeo.


Download do jogo:

     IMPORTANTE: DE ACORDO COM A LEI Nº 9.609/98, A ROM É LEGAL APENAS QUANDO UMA PESSOA POSSUI O CARTUCHO DO GAME ORIGINAL E QUER UTILIZÁ-LA COMO UM BACKUP.